Em sequência à apresentação dos 10 mandamentos do AIRTON SINTO para uma Guarujá e Vicente de Carvalho melhores, hoje vamos indicar algumas idéias sobre a viabilidade do esporte e do lazer como ferramentas de transformação positiva da nossa sociedade.
Após alguns estudos relativos a projetos desenvolvidos em algumas cidades pelo Brasil, cheguei à conclusão que a atividade esportiva organizada pelo poder público municipal é realmente imprescindível para o alcançe da justiça social e da diminuição dos índices de violência.
Uma boa idéia ( que não é a 51 ) é democratizar a prática esportiva entre as crianças e adolescentes das Favelas ( bairros menos favorecidos, para os intelectuais ) ocupando o tempo livre a evitar a ociosidade ( cabeça vazia, oficina do diabo ).
Contudo, tais atividades devem ser realizadas próximas das residências das crianças e adolescentes, o que evitaria gasto com transportes, por exemplo.
Para isso é preciso criar Núcleos Esportivos em todos os bairros, com o apoio das associações de moradores e de toda a comunidade que desejar uma cidade melhor.
O resultado : além de proporcionar o surgimento de atletas que possam participar de eventos esportivos em nível municipal, estadual e nacional, as crianças e adolescentes, certamente apreenderão disciplina e respeito, o que contribui, e muito, para a formação de cidadãos conscientes.
Guarujá e Vicente de Carvalho merecem nossos esforços, vamos mudar a situação atual, não olhar para trás a apresentar novas soluções para velhos problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário