A relação entre a Administração Pública e a feijoada
Quando você decide fazer uma feijoada e convidar os amigos para saborear o prato tradicional do brasileiro, a primeira coisa a fazer é : verificar o caixa ($) para as compras.
Feita a análise, surgem os questionamentos : a maioria dos meus amigos e amigas gostam de feijoada ? Quantos aceitarão o convite ? Qual a quantidade de arroz, feijão, couve, bacon, carne seca, linguiça, farofa, pimenta, laranja, limão, cerveja, refrigerante, etc... ?
Superados os referidos procedimentos, finalizamos a primeira fase, ou seja, O PLANEJAMENTO.
Depois passamos à segunda fase : compras das iguarias ( qualidade alta, preço baixo ) e execução do objetivo ( fazer a "fejuca" ).
Com a Administração Pública não é diferente.
O gestor público ( Prefeito, no caso ) deve conhecer as necessidades e prioridades de sua cidade ( no caso da feijoada, se a maioria dos amigos prefere o prato ).
Conhecida a prioridade, o Prefeito deve PLANEJAR A AÇÃO para revolver os problemas ( saúde, transporte, educação, emprego, habitação, turismo, etc ... ).
As compras, para administração equilavem às LICITAÇÕES (empresas da cidade, qualidade alta e preço baixo ).
A terceira fase é a EXECUÇÃO, ou seja, construir hospitais e pagar bem os profissionais da saúde, construir escolas e pagar bem os professores, etc.... ( no caso, cozer a feijoada ).
Assim, estará pronta a feijoada e seus amigos felizes.
Assim, a cidade estrá bem administrada.
Quanto ao Guarujá, o que nos falta é uma boa " cozinheira "
Nenhum comentário:
Postar um comentário