quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A MÁQUINA DO TEMPO E A MÁQUINA DA SAÚDE


Hoje, 30 de junho de 2034, Guarujá comemora seu centenário! Cem anos de emancipação administrativa. A cidade passou por grandes transformações nesses últimos cem anos. Desde a Vila da Cia. Balneária da Ilha de Santo Amaro e de algumas casas de pescadores, até se tornar uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil.

Até, aproximadamente, o ano de 2010, Guarujá cresceu sem qualidade de vida, chegando a ter metade de sua população morando em habitações irregulares e favelas.

O grande salto de qualidade aconteceu, além dos governos sérios que se sucederam após 2010, com ações simples da população.que passou a solicitar a ligação das suas casas à rede coletora de esgotos. Em poucos anos, os índices de saúde melhoraram muito.

Com ambiente mais saudável, as crianças passaram a ter rendimento escolar melhor e, assim, passou ser comum ver guarujaenses nos primeiros lugares de vários vestibulares. Com mais estudo, as pessoas passaram a eleger melhores governantes, e passaram também a fiscalizá-los e exigir qualidade na administração pública, um verdadeiro círculo virtuoso.

Uma administração pública de qualidade fiscalizada pela população resultou em políticas de atração de empresas social e ambientalmente responsáveis, trazendo para Guarujá empregos e empregando a mão-de-obra local. A seguir, as Faculdades, Universidades e Centros de Pesquisas se instalaram, atraídas pela oportunidade de unir ensino e pesquisa no novo pólo econômico que se configurava.

Nesse 30 de junho de 2034, vendo a história de Guarujá, tenho certeza que esses foram os primeiros cem anos de uma cidade que demorou para se desenvolver, mas hoje, é a líder em qualidade de vida da região, seja pela sua beleza natural seja pela sua riqueza econômica e cultural.

* Vamos fazer essa história acontecer? Verifique se sua casa está ligada à rede coletora de esgosto. Se não estiver, peça a ligação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário