A Lição de Casa
Recentemente me deparei com uma cena inusitada: Vi uma jovem, saindo da sua casa e falando ao celular, telefone moderno, com acesso à internet, mas, para poder chegar a seu destino, precisou passar por uma precária ponte de madeira, a evitar a vala em frente a sua casa. Grande paradoxo, acesso ao mundo virtual na palma da mão e esgoto nos pés.
Dados oficiais mostram que no Brasil, o acesso à rede de esgoto está praticamente estacionado, e que em alguns casos, até diminuiu, considerando o crescimento natural da população. Isso significa que o Governo Federal não trabalhou como deveria nesse assunto.
Mas a realidade do Estado de São Paulo é muito diferente do restante do Brasil.
Aqui, o Governo do Estado, desde a década de 1970, fez a lição de casa, ou seja, instalou redes coletoras de esgoto e construiu reservatórios de água, adutoras, emissários submarinos, estações de tratamento de águas e estações de tratamento de esgotos. Os números gerais do Estado de São Paulo indicam 99% das casas atendidas com águas tratada, 82% no recolhimento do esgoto e 75% no tratamento do esgoto. Nenhum outro Estado no Brasil exibe números melhores.
Em Guarujá ainda temos que fazer a nossa lição de casa, pois a rede coletora de esgoto já existe, já está instalada, mas metade das casas da cidade ainda não se ligaram à essa rede coletora. A Prefeitura e o Governo do Estado já trabalharam, agora, eu, você e todos que conhecemos precisamos sair do comodismo e saber se nossas casas estão conectadas à rede de esgoto, se não estiver, pedir imediatamente a ligação. Um mundo melhor começa em fazermos primeiro, uma casa, uma rua, um bairro e uma cidade melhor.
Cumpramos nossa obrigação, para exigirmos nosso Direito; afinal, Direito não se pede, Direito se exige !!!
Acessem airtonsinto.blogspot.com - airtonsinto@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário