ORGULHO DE SER ADVOGADO
Quando, no final da década de 1980, decidi trilhar o caminho nobre, porém, árduo, da Advocacia, e iniciar o curso de Direito, percebi que escolhi a profissão que se acomodava perfeitamente à minha personalidade.
Desde os bancos escolares coloquei-me à frente das questões coletivas, principalmente ligadas à injustiça social e o preconceito de qualquer natureza.
Lembro-me de certa ocasião quando cursava o antigo ginásio em um renomado colégio da capital paulista, e levei um amigo para jogar basquete na quadra da escola, após o final das aulas, e que ao chegarmos à porta meu amigo foi barrado, não porque não era aluno, mas porque era e é Negro. Não havia aluno negro no colégio.
Aquilo marcou-me definitivamente, até o último dia de minha vida.
Indignado, questionei o porteiro, o qual permitiu somente a minha entrada, o que obviamente não fiz e, irado, além de envergonhado, voltei para casa junto com o amigo.
A partir daí, apesar da pouca idade, passei a questionar e lutar contra qualquer tipo de preconceito.
Passei a ter sede de Justiça.
Hoje tenho profundo orgulho de fazer parte de uma categoria profissional organizada, que determina em seu estatuto ser o advogado e a advogada indispensáveis à administração da Justiça ( Art. 2º, caput ), que estes prestam serviço público e exercem função social ( Art. 2º, parágrafo 1º ), que a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB tem por finalidade defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas ( Art. 44, inciso I ).
É com esse espírito que assumo a responsabilidade a mim atribuída pelo Presidente da 73ª Subseção da OAB – Guarujá, Dr. Frederico Gracia, o qual incumbiu-me de presidir a Comissão de Saúde Pública da OAB Guarujá, fato que muito me honra. Obrigado pela confiança Presidente.
Reafirmo meu compromisso com a legalidade e a observância do Direito à saúde da população de Guarujá, Direito este que é e será cada vez mais objeto de questionamentos, críticas e soluções deste advogado que escreve estas mal escritas linhas.
Por falar ( escrever ) sobre isso, insisto : esgoto tratado é saúde, é menos leitos de hospitais ocupados, é menos gasto público com medicamentos, é mais verba que sobra para investir em outras áreas carentes da sociedade. Portanto, você de Vicente de Carvalho, ligue para a Sabesp, ( tel. 195 ), solicite a ligação de seu esgoto à rede coletora, afinal são 70 mil metros de encanamento à sua disposição.
Faça isso por você, por sua família, por nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário