segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

É imoral, mas engorda o amadorismo

Há na Constituição os princípios da Transparência e da Publicidade . O conceito é que os ocupantes de cargos públicos têm a obrigação de informar a população sobre seus atos e decisões pelos meios adequados. O objetivo claro desta obrigação é que o povo, conhecendo as ações do governante, possa fiscalizar, cobrar e denunciar quaisquer abusos e atos de corrupção.

Claro que as pessoas que fazem da coisa pública uma extensão de seus negócios e interesses conseguiram corromper estes princípios tão vitais para a democracia. Aproveitam a obrigação legal de informar a população para fazer publicidade pura e simples. E não se enganem, grosso modo, publicidade é técnica de seduzir pessoas, técnica que ultrapassa a razão e trabalha com nossos sentimentos de medo, aceitação, etc.

E isso está acontecendo no governo Antonieta. Antonieta vem gastando dinheiro, dinheiro nosso, com anúncios em jornais e tvs para demonstrar que a cidade, que parou em sua administração, não está parada. São comerciais no horário nobre da Globo e em jornais.

O último saiu dia 29 de dezembro de 2011, ocupando toda a página A-13 do jornal A Tribuna. O título deste informe publicitário é “Prefeitura acerta as contas e entrega serviços por toda Guarujá”. O texto tem um tom heróico, tentando mostrar que a prefeitura resolveu o problema da dívida da cidade e agora a transformou em um canteiro de obras.

Antonieta gasta nosso dinheiro fazendo propaganda de sua administração, quando o princípio da transparência supõe que ela deveria nos dar informações importantes para nós, não para seu governo. Por exemplo, ela poderia publicar neste espaço os horário dos ônibus da Translitoral, ou o horário dos médicos das unidades de saúde. Ou explicações sobre a licitação da obra do complexo do rio Acaraú – Avenida Mário Daige, que está sendo contestada pelo Tribunal de Contas por suspeita de irregularidades.

Mas há algo mais chocante: enquanto a prefeitura gasta cerca de 10 mil reais por uma página no jornal A Tribuna, somos obrigados a ver diariamente uma cartolina fazendo as vezes de placa de identificação no prédio alugado onde se instalou a secretaria de Cultura de Guarujá. Ou seja, tem milhares de reais para fazer autopromoção, mas não sobram míseros 100 reais para uma placa de PVC.

É por estas e outras que eu não me canso de dizer que a prefeita Antonieta é amadora, pois ela erra até quando faz algo imoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário