sábado, 23 de julho de 2011

10º Mandamento - meio ambiente ( 2ª parte )

Amigos e amigas, chegamos ao fim da nossa proposta de melhorar a vida em nossa cidade, concluímos a seqüência dos 10 mandamentos, ou 10 idéias para resgatar a dignidade de nossa Pérola do Atlântico.


No último mandamento , em sua segunda parte, vamos abordar uma questão atual, importante e essencial para a vida plena em sociedade : o meio ambiente.

Primeiramente quero expor uma opinião : a preocupação com meio ambiente não se restringe à preservação da vegetação nativa, preservação do mico leão dourado ou dos mananciais de água que abastecem as cidades.

Preservar o meio ambiente começa com a proteção a vida do ser humano em primeiro lugar.

Assim, a preocupação com o acesso para saúde, educação, segurança, emprego e habitação digna têm absoluta convergência com as regras de preservação ambiental que, muitas vezes, impedem o progresso e inviabiliza a distribuição de justiça social.

Neste sentido, reforço: INJUSTIÇA SOCIAL É A MÃE DA VIOLÊNCIA.

E a CORRUPÇÃO é a MÃE DA INJUSTIÇA SOCIAL, ou seja, a CORRUPÇÃO DÁ ORIGEM À VIOLÊNCIA.

A legislação ambiental é de vital importância para a manutenção de nossas vidas, dela sou soldado, mas enquanto centenas de crianças lá no Canta Galo ( Enseada ) continuam pisando nas fezes do vizinho, lançadas na ruas porquê a Prefeitura não pode autorizar obras de coleta de esgoto em razão de a área (de preservação ambiental ) ter sido ocupada irregularmente e ser objeto de ação proposta pelo Ministério Público impedindo essa melhorias, não posso defender uma árvore, antes de defender a dignidade do ser humano.

Devemos preservar sim o meio ambiente, mas para quem? Para nós humanos, claro! Portanto, vamos preservar a dignidade do homem e da mulher.

Pense nisso!

Um comentário:

  1. É muito simples, Sr. pré-candidato: Guarujá é alvo indiscriminado de migrações sem controle. sou totalmente favorável a políticas públicas de CONTROLE POPULACIONAL... Sem isso, tentar preservar o equilíbrio ambiental é como agir dos bombeiros - correto, mas apenas para apagar, aqui e ali, focos de incêndio, sem tentar minimizar, sem combater as causas que levam aos princípios de incêndio, como armazenamento de produtos perigosos, sem controle, como Pets em barracos, entre outros. Faltam políticas de prevenção municipal, mapa de risco, treinamento e simulações de incêndio junto com a participação da população e não só treinamento de Bombeiros do Estado e civis...

    * José Antonio gonçalves

    ResponderExcluir